Qual o número correto de cavaleiros que Davi tomou como prisioneiros, ao vencer a batalha contra Hadadezer: 1700 (2 Sm 8.4) ou 7000 (lCr 18.4)?

Na guerra travada contra Hadadezer de Zobá, Davi obteve uma vitória significativa, perto de Hamate, em que capturou muitos prisioneiros, mencionados em 2 Samuel 8.4 como sendo “mil e setecentos cavaleiros e vinte mil soldados de infantaria” (RA). Mas em 1 Crônicas 18.4, o número de soldados aprisionados é de “sete mil cavaleiros e vinte mil soldados de infantaria”. Não há a menor dúvida de que esses dois relatos dizem respeito ao mesmo acontecimento, de modo que o número de prisioneiros deveria ser o mesmo em ambos os registros. Portanto, houve um erro do copista, talvez dois, em 1 Samuel ou em 1 Crônicas.

Keil e Delitzsch (Samuel, p. 360) apresentam uma solução bastante convincente. A palavra hebraica para carruagem (reḵeḇ) teria sido inadvertidamente omitida pelo escriba, ao copiar 2 Samuel 8.4. O segundo número, sete mil (referindose a pārāsîm, “cavaleiros”), deveria ser reduzido necessariamente para setecentos (e não sete mil, que o copista vira em seu Vorlage, pela simples razão que ninguém escreveria sete mil depois de haver escrito um mil, ao registrar um número). A omissão de reḵeḇ poderia ter ocorrido por erro de um escriba anterior, e a redução de sete mil para setecentos teria acontecido por reação em cadeia, depois que a cópia defeituosa foi recopiada em seguida por outro copista. Com toda a probabilidade, o número mencionado em Crônicas é o certo; os números de Samuel devem ser corrigidos para ficar em harmonia com Crônicas.

Extraído de: Enciclopédia de Temas Bíblicos – Gleason Archer Jr

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s