Diz 1 Crônicas 6.16ss. que o pai de Samuel era um levita, mas Samuel 1.1 afirma ser um efraimita. Qual a afirmativa correta?

Lemos em 1 Crônicas 6.16, 22-28 que Elcana, o pai de Samuel (que se deve distinguir de Elcana, filho de Assir, que viveu cinco gerações antes desse), descendia de Coate, filho de Levi, como também Moisés e Arão. Foi por essa razão que ele foi aceito pelo sumo sacerdote Eli (1 Sm 1.24, 28; 2.11) como aprendiz. Quando Samuel se tornou adulto, trabalhou como sacerdote e fez sacrifícios nos principais centros de Israel — cargo que não poderia exercer se não pertencesse à tribo sacerdotal.

O texto de 1 Samuel 1.1 diz simplesmente que Elcana era “de” (min) Ramataim-Zofim, sobre o monte Efraim. Todos os levitas eram designados para certas “cidades levíticas” — povoados espalhados pelas doze tribos, segundo o regulamento estabelecido em Números 35.6. Não temos a lista dessas 48 localidades, mas é bem possível que essa cidade fosse uma delas. Pela sua linhagem, portanto, Elcana era levita; pelo local de origem, efraimita. Assim, não existe contradição entre as passagens.

Extraído de: Enciclopédia de Temas Bíblicos – Gleason Archer Jr

2 comentários em “Diz 1 Crônicas 6.16ss. que o pai de Samuel era um levita, mas Samuel 1.1 afirma ser um efraimita. Qual a afirmativa correta?

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s