Série: Línguas do Antigo Testamento – Explorando o Básico da Gramática

Resultado de imagem para Biblical Languages

Começarei aqui no blog uma nova série sobre as Línguas que regem o Antigo Testamento as quais a saber são: Hebraico Bíblico, Aramaico Bíblico e o Grego da LXX. Eu decidi inclui o Grego Septuagíntico (Pré-Cristão) pela sua relevância como língua literária e por sua transmissão textual. Os pontos em questão a serem explorados apresenta uma visão geral de questões básicas na Gramática veterotestamentária sem se aprofundar nas questões mais complexas ao fim do artigo guiado por uma bibliografia básica comentada por mim. Discutirei algumas questões envolvendo a Dialetologia Hebraica e  bem como darei certa ênfase no léxico bíblico. Já no Grego da LXX falarei sobre a influência do Semitismo presente no texto, o que torna distinto como um dos dialetos do Grego Antigo.

  • Hebraico Bíblico
  • Aramaico Bíblico
  • Grego da Septuaginta

                                    Importância de Estudar o Hebraico Bíblico

Quando consideramos os critérios da Exegese do Antigo Testamento, vemos o quanto é precioso obter  domínio da Gramática Hebraica. Já no campo da Linguística Semítica isso se torna obrigatório, pois sem o Hebraico não é possível compreender o Ugarítico pois ambos compartilham semelhanças na estrutura poética principalmente paralelismo. No que concerne aos estudos teológicos, a Exegese Hebraica provem sua rica excelencia de fundamentação para que possa pregar com eficácia e proficiência. Você não somente passar a entender gramaticalmente de acordo com pensamento semítico o sentido daquele texto, mas passa aplicar a mensagem teológica inserida naquele ambiente antigo. Em suma o estudo do Hebraico Bíblico, rende muitos benefícios não somente para a Exegese mas para a Teologia.

                                           Importância de Estudar o Aramaico Bíblico

O mesmo que acontece com qualquer outra língua bíblica, o Aramaico possui muitas facetas  importantes como antiga língua de estudo. Primeiro ele possui uma camada de dialetos que se divide desde o século X a.C. até o 700 da presente era. (Antigo Aramaico, Aramaico Imperial, Médio Aramaico, Aramaico Tardio e incluindo uma variante moderna. Segundo por volta século VIII a.C. o Aramaico entrou em uso no Império Assírio, o que tornou como língua proeminente em todo o Antigo Oriente Próximo, evidenciando seu uso diplomático mais tarde no livro de Esdras, Daniel e Jeremias. Em Síntese, assim como é imporante o domínio do Hebraico, o mesmo acontece com as regras gramaticais do Aramaico, para torna-lo eficiente tanto na Exegese, Tradução e Teologia.

                                     Importância de Estudar o Grego da Septuaginta

A língua da Septuaginta é o Grego Koiné usado no NT e nos escritos Patrísticos.  Sua relevância quando se considera a influência semítica está na Sintaxe e Morfologia no vocabulário rico de terminologia filosófica e histórica. As considerações sobre seu texto possui o mesmo nível de importância  pois como fonte textual fornece um vislumbre para  compreender o Judaísmo Intertestamentário. A Teologia Cristã também sai beneficiada por causa do vocabulário teológico paralelo ao NT. Sendo de enorme valor para a Crítica Textual, Estudos de Tradução e para as Línguas Clássicas.

                                                                   Conclusão

Portanto esses três idiomas que fazem parte do Antigo Testamento são ferramentas importântíssimas e obrigatórias para o estudo exegético, hermenêutico, comparativo das Línguas Semíticas, e servem como imprescíndivel elemento ministerial para os pregadores.

 

Um comentário em “Série: Línguas do Antigo Testamento – Explorando o Básico da Gramática

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s